domingo, 23 de setembro de 2012

Uruguai

Centro de Montevideo


Integrante do Mercado Comum do Sul (Mercosul), o Uruguai possui uma economia emergente, baseada na agropecuária. A nação é grande produtora de cereais, milho, trigo, lã e carne, possuindo rebanhos bovinos e ovinos. O setor industrial está em constante expansão, com destaque para os segmentos têxtil e alimentício, além do desenvolvimento da indústria tecnológica.
O país apresenta bons indicadores sociais, sendo o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de 0,765, considerado alto pela Organização das Nações Unidas (ONU). A taxa de mortalidade infantil é de 13 para cada mil nascidos vivos; apenas 2,1% dos habitantes com idade superior a 15 anos são analfabetos; a subnutrição atinge menos de 5% da população.

Fonte: http://www.brasilescola.com/geografia/uruguai.htm

Argentina



O Estado argentino é dividido em 23 províncias e um distrito federal.Na Argentina o clima que predomina é o temperado, apesar de haver também áreas de clima subtropical, como no norte, e árido subantártico no extremo sul do país.

O país ocupa o lugar de segunda economia na América do Sul, considerado como uma nação emergente. Os principais produtos de exportação do país são respectivamente: carne bovina e derivados, lã e vinho. Na produção de vinho, o país ocupa o quinto lugar no mundo.

A população argentina é constituída etnicamente a partir de europeus, sobretudo, espanhóis e italianos, misturados à indígenas e mestiços.

O quadro político é de uma república federal representativamente democrática

Economia
A Argentina é um dos mais importantes do mundo produtores agrícolas, estando entre os maiores produtores agrícolas e, exportador de citrinosuvamelmilho sorgo , soja , girassolsemente , trigo e erva mate.





quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Relações entra Brasil e Paraguai

Tratado de Itaipu



Os governos do Brasil e Paraguai assinaram o Tratado de Itaipu, em 1973, e com validade até 2023, que estabelece a divisão igualitária da energia gerada pela Usina Hidrelétrica de Itaipu, localizada na Fronteira Brasil-Paraguai. Também é determinado que um pode vender ao outro a energia não utilizada (o Paraguai consome apenas 5% da energia gerada pela usina).


Regiões do Paraguai




 Região do Chaco
A região do Chaco caracteriza-se por muitos ecossistemas e climas distintos que variam do semi-árido ao norte, próximo à fronteira com a Bolívia, ao úmido no sul próximo ao Brasil. As temperaturas oscilam entre -7°C no inverno a 47°C no verão. O regime de chuvas também é bem diversificado, indo de 400mm ao ano na região oeste até atingir 1600mm já próximo a Assunção, Paraguai.

Região Leste
A leste do rio Paraguai, o terreno eleva-se suavemente e forma uma região de colinas que, nos pontos mais altos das montanhas de Amambay e Mbaracayú, atingem 700m sobre o nível do mar.

http://www.brasilescola.com/geografia/paraguai-1.htm